
A BMW Group prevê uma expansão em seu negócio no ano de 2023, mesmo em um ambiente desafiador para o mercado, a empresa está otimista quanto ao aumento das vendas de veículos elétricos. Isso é resultado do sucesso do ano anterior, impulsionado por seus produtos altamente tecnológicos e atraentes. A empresa está se preparando para o lançamento de sua nova geração de produtos, o Neue Klasse, daqui a dois anos, e está confiante em sua força atual e foco em tecnologias futuristas que vão garantir o sucesso da nova geração de produtos.
Os principais motores de crescimento em 2023 serão os veículos totalmente elétricos (BEV) e os modelos premium de alto nível, como o novo BMW Série 7, o BMW X7 atualizado e a família de modelos Rolls-Royce. O BMW Group prevê um crescimento médio de dois dígitos no segmento superior, com modelos BEV apresentando um crescimento de alta porcentagem de dois dígitos. No geral, espera-se que as entregas aos clientes da BMW em todo o mundo aumentem ligeiramente no segmento automotivo em 2023.
A BMW Group está focada em atingir uma alta lucratividade em seu negócio principal e tem como meta uma margem de Ebit entre 8% a 10% no segmento automotivo para o ano financeiro. Deve-se notar que, após a consolidação total da BMW Brilliance Automotive, a margem de Ebit não é mais comparável diretamente com seus concorrentes.
Oliver Zipse, o Presidente do Conselho de Administração da BMW AG, afirmou que a empresa tem demonstrado uma notável capacidade de resiliência, especialmente em condições desafiadoras. Ele destacou que a BMW AG antecipa os desenvolvimentos do ambiente econômico em uma fase inicial e toma as medidas adequadas para enfrentar os desafios.
Segundo Zipse, o alto nível de flexibilidade da empresa, combinado com o excelente desempenho operacional, tem sido uma combinação eficaz para garantir o sucesso do BMW Group, mesmo em meio a ventos contrários. Ele também ressaltou que a empresa tem aproveitado as oportunidades de crescimento lucrativo.
Por sua vez, Nicolas Peter, o membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável por Finanças, afirmou que a empresa está provando ser capaz de gerenciar a maior transformação da sua história e, ao mesmo tempo, manter sua lucratividade. Ele destacou que o portfólio de produtos da empresa é extremamente forte, especialmente a sua impressionante gama de veículos eletrificados e modelos de luxo.
Peter enfatizou que a BMW AG tem gerado as despesas necessárias para inovações a partir do fluxo de caixa atual. Ele afirmou que a abordagem da empresa continua focada no futuro lucrativo e sustentável.
Em conjunto com a crescente eficiência dos seus motores de combustão interna, o BMW Group tem vindo a contribuir para a proteção do clima e conseguiu reduzir significativamente as emissões de CO2 da sua frota, principalmente na Europa. De acordo com dados preliminares, as emissões da frota na União Europeia diminuíram para 105g CO2/km em 2022. Assim, o BMW Group superou significativamente o valor-alvo de 127,5 gramas de CO2/km para a sua frota. Prevê-se uma nova redução em 2023.
Com relação ao crescimento das vendas de veículos totalmente elétricos, o BMW Group observa que não só os clientes existentes da empresa estão mudando para veículos com trem de força totalmente elétricos, mas também clientes de outras marcas, em particular, estão optando pelos modelos BEV do BMW Group. Dessa forma, a empresa pretende continuar a aumentar a sua participação de mercado no futuro.
“Os nossos modelos falam por si e a sua qualidade é inegável. É por isso que estamos nos esforçando para alcançar um crescimento ainda maior em veículos totalmente elétricos este ano e esperamos que representem 15% das nossas vendas globais totais”, disse Zipse.
Nos primeiros dois meses do ano, o BMW Group conseguiu mais do que duplicar as vendas de veículos totalmente elétricos, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O crescimento foi maior na China, onde as vendas de BEV da empresa mais do que triplicaram até o final de fevereiro de 2023.
Com o lançamento do novo BMW Série 5 e do BMW i5 totalmente elétrico este ano, o BMW Group terá uma oferta de BEV em praticamente todos os principais segmentos dos seus negócios. A gama será completada no final do ano pelo BMW iX2 totalmente elétrico e uma estreia absoluta no próximo ano, quando o primeiro modelo touring totalmente elétrico fará sua estreia no BMW Série 5.