Skip to content
Suv

Conheça a GWM, a nova marca de carros no Brasil, veja o que disse o diretor da marca

25 de março de 2023

A GWM é uma marca chinesa que está presente em vários países do mundo, e agora chega ao Brasil com tudo. Com 38 anos de existência, a empresa adquiriu a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, São Paulo, e já está produzindo seus primeiros modelos no país.

Entre os modelos lançados estão os SUVs Haval H6, H6 Premium e GT, que são muito potentes e possuem muita tecnologia embarcada. A versão GT, por exemplo, possui 393 cv de potência e pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos. O modelo é uma verdadeira máquina, com tração quatro por quatro e muitos recursos de segurança e conectividade.

Tecnologia embarcada nos modelos GWM

Todos os modelos GWM possuem muita tecnologia embarcada, com motores elétricos e a combustão. Os modelos plug-in GT e H6 Premium possuem 393 cv de potência e priorizam o uso elétrico. O motor 1.5 turbo à combustão ajuda a tracionar o veículo e a recarregar a bateria, aumentando o tempo de uso no modo elétrico.

A tração quatro por quatro é outro recurso interessante, que pode ser acionado conforme a necessidade. Os carros GWM também possuem recursos de segurança de última geração, garantindo a mobilidade e a conectividade que os motoristas brasileiros esperam.

Sobre o que disse o diretor da GWM

Ricardo Bastos, especialista da Haval, afirmou que a versão GT do H6 e H6 Premium tem ênfase na potência e na força. O veículo é elétrico, com um motor 1.5 turbo à combustão para tracionar e recarregar a bateria. A tração quatro por quatro pode ser ativada conforme a necessidade do motorista. A Haval também oferece uma variedade de recursos de segurança de última geração, mobilidade e conectividade.

Em relação ao Haval H6, Bastos afirmou que a versão de entrada é um carro completo, com os mesmos recursos das outras duas versões plug-in, exceto pela diferença de ser um híbrido convencional, sem necessidade de ser conectado à tomada. O veículo tem 240 cv de potência e um torque inicial forte, além de recursos de segurança e eletrônica semelhantes aos outros modelos. A versão de entrada tem um preço acessível de R$ 209.000, e Bastos destacou que a escolha entre o H6 convencional e as versões plug-in depende do propósito de uso do veículo pelo consumidor.

O site da GWM informa que o SUV H6 é um dos carros mais vendidos em todo o mundo. No entanto, não fica claro se isso é referente à sua versão híbrida ou elétrica.

De acordo com Ricardo Bastos, a versão mais vendida é a híbrida. Entretanto, a empresa está trabalhando para desenvolver uma versão flex, que poderá usar tanto etanol quanto gasolina na versão híbrida. Segundo ele, essa opção estará disponível a partir do próximo ano, quando o sistema estiver completamente desenvolvido.

A GWM optou por usar dois motores elétricos em conjunto com o motor a combustão, o que não é comum em outros lugares do mundo. Essa configuração foi emprestada de outro produto da empresa, que é mais caro e mais potente. Isso ocorreu porque a empresa entende que os consumidores brasileiros valorizam a potência e a força do motor.

Embora a empresa quisesse caracterizar seu produto como um carro elétrico, ela optou por desenvolver um carro híbrido para facilitar a vida dos consumidores. Isso porque o carro híbrido não precisa ser carregado na tomada, já que o motor a combustão atua como gerador de energia. No entanto, para obter a melhor performance do veículo, é necessário carregá-lo na tomada.

Ricardo Bastos também testou o Haval, usando as baterias praticamente descarregadas, e conseguiu viajar 750 km com uma média de 15/16 km por litro de gasolina. Ele ressalta que essa foi uma escolha pessoal para testar o sistema, mas que o carro pode ser usado mesmo sem carregar as baterias.