
Com a implantação de uma nova abordagem para o desenvolvimento de motorizações, a marca anunciou recentemente a estratégia X-in-1, que visa aumentar a competitividade dos seus trens de força, além de reduzir os custos de produção e desenvolvimento.
A ideia é compartilhar e modularizar os principais componentes dos sistemas EV e e-Power. Para exemplificar, a Nissan criou um protótipo de trem de força 3 em 1, que modulariza motor, inversor e redutor para ser usado em modelos totalmente elétricos. Já o protótipo 5 em 1 modulariza, além desses componentes, gerador e aumentador, e está sendo projetado para ser usado em veículos híbridos com sistema e-Power.
A abordagem X-in-1, que abrange outras variações além das demonstradas, permite que os componentes principais dos motores EV e e-Power sejam produzidos na mesma linha de montagem, o que gera uma redução geral de custos em cerca de 30%, além de reduzir o tamanho e peso dos componentes.
A Nissan espera alcançar a paridade de custos entre veículos eletrificados e automóveis equipados com motor de combustão interna o mais rápido possível. No caso dos veículos com sistema e-Power, a marca planeja atingir a meta em 2026.
Essa nova abordagem faz parte do programa Nissan Ambition 2030, que prevê o lançamento de 27 novos modelos eletrificados, sendo 19 totalmente elétricos, até o ano fiscal de 2030. A Nissan está empenhada em tornar a eletrificação cada vez mais acessível e viável economicamente para o consumidor.