Skip to content

A Volkswagen afirma que o cenário para carros elétricos no Brasil “não é tão bom”.

25 de março de 2023

A Volkswagen declarou que o mercado de carros elétricos no Brasil não apresenta um cenário tão favorável, apesar do aumento nas vendas globais da empresa. Durante a divulgação dos resultados financeiros em Berlim, na Alemanha, a fabricante destacou seus planos de eletrificação, mas limitados à Europa, China e América do Norte.

Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen, respondeu sobre os planos de descarbonização do Brasil, afirmando que o país está incluído no plano de investimento, mas para os carros elétricos, o cenário não é tão bom devido à legislação. Ele afirmou que o Brasil, juntamente com a África do Sul e a Índia, terá outras soluções de mobilidade que serão desenvolvidas simultaneamente.

Apesar disso, marcas como a Audi e Porsche do Grupo Volkswagen já possuem modelos elétricos disponíveis no mercado brasileiro, enquanto a Volkswagen ainda não atua nesse segmento. No entanto, a empresa realizou testes com o ID.3, ID.4 e até mesmo o ID.Buzz, uma versão elétrica da lendária Kombi, mas sem confirmação de lançamento no mercado brasileiro.

O grupo tem planos de realizar novos investimentos que totalizam 180 bilhões de euros, o que equivale a aproximadamente R$ 1 trilhão, entre os anos de 2023 a 2027. Esses investimentos serão destinados principalmente aos negócios que geram mais lucro e nas regiões mais atrativas, sendo que mais de dois terços desse valor serão direcionados à eletrificação e digitalização. Um exemplo desses investimentos é a construção da nova fábrica de baterias no Canadá.

Além disso, esse valor já inclui os R$ 7 bilhões que foram anunciados para a América Latina, entre os anos de 2022 e 2026. Esses investimentos visam o lançamento de 15 novos veículos, sendo alguns movidos à combustão e outros elétricos. Sete desses veículos já foram apresentados, o que significa que ainda restam oito lançamentos, dentre os quais é possível esperar pelo menos três modelos elétricos, incluindo os SUVs ID 3 e 4, além do utilitário ID Buzz, que é o substituto da antiga Kombi.

Enquanto isso, as vendas de veículos elétricos do grupo cresceram 26%. E ainda há importantes lançamentos previstos para o ano de 2023, como o ID.7, que é uma espécie de sucessor do Passat. O conglomerado comemora sua liderança nesse mercado na Europa e o aumento nas entregas na China em impressionantes 68%.